Dra. Miriam Popoaski

6 maneiras de evitar o envelhecimento precoce da pele

Envelhecer é um processo natural e inevitável. Rugas, linhas de expressão, alterações na pigmentação da pele, perda de colágeno e o ressecamento da pele são algumas das alterações que começam a aparecer, normalmente já à partir dos 30 anos.

Entre os fatores que contribuem para envelhecimento estão a genética, sobre a qual não podemos ter nenhuma interferência, e os agentes externos. Sobre estes últimos sim podemos agir para retardar o envelhecimento da pele.

 

Confira 6 dicas extremante importantes para manter a aparência da pele jovial por mais tempo.

  1. Se você fuma, pare. Fumar acelera muito o envelhecimento. Provoca rugas e uma pele opaca, sem brilho.
  2. Proteja sua pele do sol todos os dias. Você pode proteger a sua pele procurando uma sombra, cobrindo a pele com roupas e usando protetor solar com amplo fator de proteção solar, FPS 30 (ou superior). Você deve aplicar protetor solar todos os dias em toda a pele que não é coberta pela roupa.
  3. Evite expressões faciais repetitivas. Quando você faz uma expressão facial, você contrai os músculos subjacentes. Se você contraiu repetidamente os mesmos músculos por muitos anos, essas linhas se tornam permanentes.
  4. Tenha uma dieta saudável e equilibrada. Alguns estudos sugerem que comer frutas e vegetais frescos pode ajudar a prevenir danos que levem ao envelhecimento precoce da pele.
  5. Beba menos álcool. O álcool desidrata a pele e, com o tempo, a danifica, favorecendo a formação de rugas.
  6. Faça exercícios regularmente. Os resultados de alguns estudos sugerem que o exercício moderado melhora a circulação e o sistema imunológico, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.

Post A Comment