F

Flacidez

A flacidez, especialmente da face, pescoço e mãos, é uma queixa frequente nos consultórios de dermatologia. Ocorre como consequência da perda de sustentação da pele, com diminuição das fibras de colágeno e elastina. Além disso, contribuem para o quadro a perda de tecido gorduroso, massa muscular e óssea.

A adoção de hábitos de vida adequados contribui para que o quadro não se instale precocemente, como evitar variações grandes de peso, tabagismo e estresse; ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e utilizar filtro solar.

Os tratamentos dermatológicos visam a prevenção e o tratamento do quadro, com a intenção de estimular a produção de colágeno e reverter parte do dano estabelecido.

Tratamentos

De acordo com cada quadro, podem ser indicados:

A indicação dos procedimentos para cada caso irá depender de inúmeros fatores, além do grau de flacidez. Atualmente, procura-se empregar o conceito de Tratamento Global da Face, que consiste na combinação de técnicas para reestabelecer a harmonia da face.

Quanto mais cedo iniciarem os cuidados com a pele, melhor será o resultado a longo prazo. Além do uso de tópicos, como cremes que possuam na sua formulação antioxidantes como a vitamina C e retinóides nas concentrações indicadas para cada pele e faixa etária, existem tratamentos que podem ser iniciados precocemente com a intenção de evitar procedimentos mais invasivos no futuro. O médico dermatologista saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.